domingo, 30 de setembro de 2012

Um passeio a 2

Depois de uma sexta-feira vivida com muitas lágrimas, aproveitei o fim de semana para cuidar um pouco de mim. Assim, ontem fui cortar o cabelo porque já estava cansada do aspecto pesado que tinha todos os dias quando me via ao espelho e depois fomos almoçar aos meus papás para receber os miminhos que já não tinha há algum tempo e que estava mesmo a precisar :-)

Soube bem, aliviou um pouco a ansiedade mas não acalmaram os medos de falhar!! Não sei se todos estes sentimentos estão relacionados com a medicação (ou não) o certo é que não me reconheço mesmo! Por qualquer motivo lá estou eu a chorar e quando estamos a conversar em grupo confesso que não ouço nem metade porque desligo por completo. 

Hoje porque estava um dia maravilhoso de sol e precisávamos de receber boas energias para esta semana, decidimos dar um passeio por Lisboa e sentar-nos numa esplanada a comer um belo gelado fresquinho. Foi de facto maravilhoso, o romantismo da cidade de Lisboa, as boas energias solares e o meu maridão foram os responsáveis por me arrancarem os sorrisos que estavam escondidos desde sexta-feira.

Assim, fomos em direcção à lindissima igreja de S. Vicente de Fora mas infelizmente estava encerrada e não nos foi possível entrar. Acabamos por ficar por ali a fotografar e andar um pouco a pé à procura de um local para comer o tal gelado. Porém, tendo em conta a inexistência de gelatarias naquela zona, optamos por ir à gelataria Surf (junto ao Instituto Técnico) porque tem muita variedade de sabores e os gelados são muito bem servidos.

Deixamos aqui algumas fotos da maravilhosa tarde a dois :-) Numa próxima oportunidade queremos visitar a igreja por dentro e acender uma vela a S. Vicente.  




Regressados a casa, ás 20h00, administramos a 6ª injecção de Menopur que como sempre tem corrido muitíssimo bem. Nada de nódoas negras!! Tenho sentido desde hoje à tarde algumas picadas nos ovários, mas vou pensar que são os meus folículos a crescerem. É necessário começar a pensar positivo ;)
 

Comece por fazer o necessário, depois faça o que for possível, e finalmente estará a fazer o impossível - (Francisco de Assis)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Resumo da 1ª monitorização...

Hoje venho aqui com alguma tristeza e angústia. Estava com alguma esperança de vir publicar um post cheio de energia e alegria mas infelizmente não.

Provavelmente estou a exagerar e a criar macaquinhos na cabeça que só me estão a desgastar sem razão de ser mas estava convicta de que hoje, apesar de ter iniciado o Menopur na 3ª feira, já teria alguns folículos, mesmo que pequenos e que fosse ouvir qualquer coisa do tipo "as coisas estão a correr muito bem". Pois bem,  tenho apenas 1 folículo com 10 milímetros e uns outros (nem sei quantos) muitos pequeninos. A análise ao estradiol também tinha os valores um pouco baixos e o endométrio tem 5,8 de espessura.

Perante este cenário, as lágrimas caíram-me sem parar e nesse momento tudo o que era de mais negativo passava-me pela cabeça e o medo de falhar tornou-se uma constante. Como forma de conforto,  a enfermeira, uma querida, falou connosco e esteve a explicar-nos que era perfeitamente natural porque só tenho 3 dias de injeções e que era normal fazer, nesta fase, a monitorização porque há mulheres a quem os folículos crescem muito depressa e se fosse esse o caso teríamos de avançar já amanhã com o orgalutran para "abrandar" o crescimento dos folículos. Como não é o caso, regresso novamente 3ª feira para nova ecografia e continuo até lá com 150 de Menopur.

Se até aqui estava tranquila, a partir de hoje tenho o coração nas mãos. Tenho medo que tenha sido apenas uma conversa para me acalmar, mas também se fosse alguma coisa teria aumentado a dose da medicação e não o fez (ou não). Já não sei o que pensar, queria tanto que isto desse certo!!!

Já li alguns testemunhos de pessoas que na 1ª monitorização também só tinham 1 folículo e que na 2ª o cenário já estava completamente diferente. Mas infelizmente não consigo de parar de pensar em coisas negativas!!!

Ainda bem que hoje é sexta-feira porque preciso de encontrar boas energias para retirar rapidamente estes pensamentos, medos e angústias. Espero mesmo que amanhã consiga sorrir porque hoje já deitei muitas lágrimas.

Boa noite.
O Nosso Sonho.

"Que você seja um grande empreendedor. Quando empreender, não tenha medo de falhar. Quando falhar, não tenha receio de chorar. Quando chorar, repense a sua vida, mas não recue. Dê sempre uma nova chance para si mesmo." (Augusto Cury)




O desejo de ter um filho - a PMA em Portugal

Encontrei este documentário na internet e resolvi que devia publica-lo aqui.
Aqui vai o link: http://vimeo.com/37752011

Este documentário descreve os principais passos desse processo clínico, apoiando-se em casos reais de casais que recorreram à PMA., e em especialistas de reconhecida competência, que analisam as principais questões éticas e jurídicas.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tu és mais forte...

A primeira vez que ouvi a recente música do Boss AC senti que a mensagem se dirigia na perfeição a todos os casais que lutam contra a infertilidade. Não sei porquê, mas dá-me a sensação que foi escrita com um propósito: dar-nos muita força naqueles dias em que parece que estamos num labirinto e que tão depressa não vamos encontrar a saída. Estupidez, certamente! Mas gosto da mensagem, faz-me sentir bem e dá-me alguma coragem.

"Tu és mais forte e sei que no fim vais vencer
Sim, acredita num novo amanhecer
Não tenhas medo, sai à rua e abraça alguém
E vai correr bem, tu vais ver"

É curioso, não sei porquê, hoje ouvi esta música umas cinco vezes e por incrível que pareça não me cansei de a ouvir LOL. Espero que a mensagem positiva que a letra transmite entre no meu subconsciente e me dê força para as próximas semanas porque preciso de tranquilidade e muito optimismo!!

Pois bem, hoje administramos a 3ª pica e se até ontem estava tudo ok, hoje começo a sentir algum desconforto na minha barriga sobretudo quando estou sentada. Este desconforto não está relacionado com alguma dor que as injeções possam provocar, porque não dói absolutamente nada, mas acho que é a medicação a "dançar" com os meus ovários LOL. Começo a sentir também a minha barriguita a inchar como um balão de dia para dia e ainda faltam tantos dias até à punção...acho que quando for o momento já vou com barriga de grávida para a transferência antes de estar :-)

No entanto, amanhã é o grande dia da 1ª monitorização!! Assim, às 08h00 terei que ir fazer análises ao sangue e às 14h30 faremos a ecografia. Provavelmente, amanhã já teremos algumas previsões para a punção e transferência o que seria bom porque nos permitiria organizar tudo para que no pós transferência não estejamos stressados com nada.

Estamos tranquilos e esperamos que os ovários não sejam preguiçosos :-)
Amanhã teremos mais novidades!! Que Deus esteja connosco.

E para terminar, não podíamos deixar de partilhar o vídeo do Boss AC - Tu és mais forte!


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Finalmenteeeeeeee sentados no sofá!!

Hoje o dia foi longo e agitado!! Para além das reuniões de última hora que surgiram ao final do dia e que me tiram do sério, tivemos de regressar à clínica para que a médica emitisse novas receitas porque nas anteriores se tinha esquecido de introduzir o despacho sem o qual os medicamentos não são comparticipados. 

Pois bem, chegámos à clínica por volta das 18h15 e quando entro na sala de espera para me dirigir ao balcão, reparei que estavam 3 grávidas à espera de consulta com a minha médica. 1º pensamento "ena tantas gáviduxas, a Dra. APM está a fazer um excelente trabalho" ;) Entretanto, na receção pediram-me para aguardar um pouco porque a Dra. estava a meio de uma consulta e avisaram-me ainda que teria a minha 1ª ecografia na sexta-feira, 28 de setembro, às 14h30.

Com as receitas na mão, arrancámos de imediato para a farmácia S. Miguel porque tem desconto para sócios da APF e ainda tem acordo com a clínica. Olhámos para o relógio, as 19h00 já se aproximavam, o trânsito estava caótico e o nervosismo começa a querer apoderar-se de nós tudo porque estava a ficar tarde para chegar a casa e preparar toda a logística inerente às picas do Menopur.   

Resolvemos deixar o carro estacionado perto do campo pequeno e seguir a pé para que fosse mais rápido. E sinceramente achamos mesmo que foi a melhor opção :-) Chegámos quase com a língua de fora à farmácia mas para além disso ia-nos dando uma ataque cardíaco quando o farmacêutico nos apresenta a conta de 174€ por 3 caixas de Menopur e 4 doses individuais de Orglutran!! E não vai ficar por aqui porque a medicação está a ser comprada conforme formos "consumindo" e muito provavelmente para a semana devemos regressar à farmácia.

Contas financeiras à parte, fomos a passos largos até ao carro porque os ponteiros já se aproximavam das 19h30 e teríamos ainda cerca de 20 minutos de caminho até casa. O trânsito continuava caótico e o que nos valeu foi conhecermos uns atalhos do tempo da faculdade que nos poupou uns 15 minutos no mínimo.

Finalmente, chegámos a casa preparamos tudo para a 2ª injeção que foi administrada às 20h00 em ponto, como tem que ser!! Mais uma vez não custou nada, apenas sinto um pouco de calor e estou a notar a barriga um pouco mais inchada.

Parece que estamos a ficar especialistas em injeções porque aqui não há dor nem marcas nesta barriguinha LOL. Acreditamos que tudo o que é feito com amor e por amor não é sacrifício algum. 
Tudo isto vai valer a pena, o nosso sonho um dia vai chegar!

Agora sim um pouco de relax porque o dia foi demasiado agitado.

Até amanhã.

O Nosso sonho!

"Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la." (Barbara Pletcher) 




terça-feira, 25 de setembro de 2012

E a 1ª pica já foi :-)

Hoje começamos os primeiros passos em busca do nosso sonho!! Demos inicio ao nosso processo de preparação para a Fertilização in Vitro. Apesar de termos consciência que, infelizmente, cada tratamento não é sinónimo de garantia de sucesso, estamos felizes e com muita fé!

Porque queremos tanto que isto resulte, alteramos a nossa rotina diária de regresso a casa. Assim, a partir de hoje passamos a sair a horas do emprego para que às 19h00 estejamos em casa para preparar toda a logística das injeções, deixamos de ir jantar com familiares ou amigos e passamos a ter um estilo de vida mais saudável como por exemplo reduzir na cafeína :-)

Pois bem, hoje ministramos a 1ª injecção de Menopur, não custou nada! Estivemos calmos e serenos. Enquanto introduzíamos a agulha rezávamos a nossa oração a santa felicidade, sob o olhar luminoso de S. Bento da Porta Aberta e da Nossa Senhora de Fátima, para que nos conceda o sonho que tanto desejamos.

Quanto aos sintomas, podemos dizer que se sente o liquido a entrar mas não é nada de especial. Terminada a primeira injeção...que venha a próxima e que todas sejam assim LOL. Entretanto, sexta-feira temos a primeira monitorização e aquilo que nos preocupa é que os ovários sejam preguiçosos!!Porém, não queremos pensamentos negativos e por isso mesmo vamos relaxar um pouco para o sofá :-)

Amanhã voltamos com mais novidades!!

O Nosso Sonho.

P.S: " O sonho comanda a vida"
               (António Gedeão)







Nosso Sonho não é nome ...

Efetivamente "Nosso Sonho" não é um nome, é um pseudónimo que irá representar duas pessoas unidas num único objetivo, o de serem pais.

Um dia talvez tenhamos nomes, um dia poderemos mostrar os nossos rostos, mas não será fácil ... a sociedade parece ainda não está preparada apesar de sermos cada vez mais a sofrer com estes problemas.

Assim, os nossos nomes serão apenas Nosso Sonho e juntos construiremos aqui o nosso diário desta luta que é muito dura psicologicamente e financeiramente. 

No entanto, acreditamos que um dia este espaço estará preenchido com histórias sobre o dia  a dia do nosso sonho.

Se estiverem a viver um problema similar ou se tiverem um blog ou página numa qualquer rede social deixem comentários e links para que nós também possamos compreender e acompanhar a vossa história.


O que devia ser fácil.

E se tudo aquilo que à partida é fácil deixar de o ser? 

Era para ser fácil mas afinal não é. Esta constatação levou-nos a bater no fundo, a refletir sobre as nossas possibilidades e a pensar se alguma vez será possível ter um filho. Esta afirmação, que nos tirou o tapete dos pés, foi também aquela que nos deu força para procurar ajuda e procurar a sorte necessária para concretizar um sonho. SER PAIS.

Porquê criar este blog?
A principal razão que nos leva a criar este blog é a necessidade de partilha, o desabafo e a procura de compreensão, porque um dia acordamos e encontramos a nossa vida de pernas para o ar.

Porquê hoje?
Porque hoje é o primeiro dia, o dia em que iremos dar inicio ao nosso sonho. Um sonho que deveria ser de fácil concretização, mas que por alguma razão não o é.

Que histórias?
As histórias do dia a dia, as da evolução do nosso sonho e, claro, as histórias que nos trouxeram até aqui.

Esperemos que gostem.