quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Novo Plano

Hoje foi dia de consulta para planear novo ciclo FIV e avaliar o anterior.
Foi essencialmente uma conversa agradável que serviu para fazer alguns desabafos e colocar algumas questões às quais a médica nos esclareceu e tranquilizou!

Uma delas estava relacionada com o facto de terem puncionado poucos ovócitos (5) se isso poderia significar alguma disfunção ovárica, como ovários poliquísticos ou algo do género, ao qual me respondeu que está tudo bem com os ovários e ao nível hormonal também.

Outra questão que coloquei, e que me tem vindo a passar pela cabeça, foi se ter de submeter-me a estes tipos de tratamento poderá no futuro vir a desenvolver qualquer tipo de doença cancerigena, a que ela me respondeu não existir qualquer relação no desenvolvimento de cancro dos ovários e mama como há uns anos se suspeitava.

Falamos também da qualidade dos embriões e sobre a transferência dos mesmos e cheguei à conclusão que até nisto é preciso ter uma pontinha de sorte. Os médicos não têm muitas respostas para os casos dos embriões que são de boa qualidade que não resultam em gravidez, como foi o nosso caso, e aqueles que tinham elevada fragmentação e depois até resultam. A médica referiu ainda que nos congressos a que tem assistido são apresentados estudos que demonstram que embriões que apresentam ao inicio elevada fragmentação, se estiverem em cultura ao fim de alguns dias podem mesmo deixar de ter fragmentação e melhorarem a qualidade. Porém, a maioria dos estudos referem que o melhor sitio para os embriões desenvolverem é no útero da mãe. Enfim, há ainda muitas perguntas que os médicos de facto não têm respostas...

Em relação à nossa FIV, uma das coisas que não esteve muito a favor naquele ciclo foi o facto de os meus folículos não terem crescido ao mesmo tempo. Tinha muitos folículos pequeninos e não acompanhavam o crescimento dos maiores, eram assimétricos. Segundo a médica, esta situação podia ter acontecido apenas naquele ciclo e agora num próximo não voltar acontecer, no entanto para prevenir essa situação vamos ter que "jogar" um pouco com a medicação para controlar o crescimento de todos.

Assim, já temos o plano traçado e resta-nos aguardar pelo ciclo de janeiro para dar novamente um passo em frente na busca do nosso sonho.

A médica acredita que vai ser bom iniciarmos novo ciclo num ano novo e que vamos começar bem o ano!! Espero mesmo que ela esteja certa!!! Hoje quase que lhe pedi p.f. conceda-me um milagre e ajude-nos a acabar com este sofrimento!!! Ela está solidária com a nossa dor e sei perfeitamente que fará o seu melhor como tem feito até aqui, mas queria tanto que desse certo desta vez e que tudo isto fosse mais fácil!!!

Há que manter a esperança!






7 comentários:

  1. Olá querida!

    A nossa consulta correu bem, não tenho tido muito tempo mas prometo que logo passo cá para contar as novidades. Se tudo correr bem para nós as duas ainda vamos ser colegas de barriga em 2012! Janeiro vai ser um mês em grande! Bj grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida,

      Senti a tua ausência, espero que esteja tudo bem. Fico feliz por saber que a cosnulta correu bem e que vens com planos para 2013 já traços :-)
      Ficaria muito feliz se tudo corresse bem para as 2!! Estou com esperança que 2013 será o nosso ano :-)

      beijocas

      Eliminar
  2. Espero que esta consulta volte a retemperar essas energias positivas por aí...
    Acredito que 2013 seja o ano da tua sorte.
    Também me quero ver nessa fase mas até lá fico a torcer por ti.
    Bjo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá linda,

      A consulta correu bem, conversamos muito e ajudou a levantar um bocadinho o astral, mas ainda não muito...
      Qt ao novo ano, tenho esperança que vai ser o nosso ano :-) e tu tb te incluis na onda dos positivos de 2013!!

      Eu tb estarei a torcer por ti!
      beijocas

      Eliminar
  3. Vais ver que este mês passa num instante, daqui a nada estão-se a preparar para o novo ciclo de FIV e este terá um final feliz!! Fico a torcer por isso! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cris, espero bem que este mês passe depressa, não só para voltar à luta mas para que 2012 acabe logo, logo ;)
      Obrigada por estares a torcer por mim, tb torço para que naturalmente consigas o teu positivo em 2013 :-)

      beijinhos

      Eliminar