quarta-feira, 27 de março de 2013

Consulta das 8 semanas e chegada às 9 semanas

Na sexta-feira fomos a mais uma consulta para vermos os nossos bebés mas sobretudo para saber se está tudo no bom caminho.

Mais uma vez ia um pouco ansiosa por saber novidades do descolamento e se isso poderia de alguma forma estar a afectar o desenvolvimento dos nossos bebés.

Feita a ecografia, verificamos que os 2 estão muito crescidos (19,3 mm e 20,1mm) e bastante mexidos. Apesar de não percebermos muito bem os membros deu para ver a coluna e alguma coisa a mexer que a Dra. nos disse serem os braços e as pernas. Foi maravilhoso!!

Infelizmente o descolamento continua, e por isso continuo de repouso em casa até fazer as 12 semanas. Este repouso passa por andar por casa sem fazer grandes esforços e sem muita caminhada. Se seguir todas as recomendações da Dra. terei alta para ir trabalhar aos poucos com moderação.

Para a semana terei de ir fazer as análises de rastreio do 1º trimestre que calcula o risco para casos de trissomia 21, 18 e 13, e pode detectar gestações de embriões com outras anomalias. Parece que nas gravidezes gemelares pode acontecer que os valores venham alterados porque este exame foi concebido para avaliar o desenvolvimento de apenas 1 bebé. De qualquer forma se estiver tudo normal passamos à etapa seguinte mas se os valores estiverem de facto alterados fazemos uma ecografia especifica para analisar os bebés porque pode não ser nada de preocupante. Só espero que esteja tudo bem e que não tenha que passar por mais stresse agora.

Entretanto hoje fazemos 9 semanas e a barriguita já se nota a olhos vistos :-)

"Às 9 semanas os pulsos estão mais desenvolvidos, os tornozelos já se formaram e os dedos das mãos e dos pés são claramente visíveis. Os braços vão ficando mais compridos e já se flexionam nos cotovelos. Ao fim da semana, as estruturas internas dos ouvidos estão concluídas." Informação retirada daqui.


Foto de um feto às 9 semanas retirada daqui





4 comentários:

  1. Nossa que maravilha...chegando as 9 semanas....Vai da tudo certo...estou aqui orando por vc!!!Bjs

    ResponderEliminar
  2. Passo a passo... Isso vai indo! Boa
    Bjo*

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! Aproveita tudo!Bjo nosso

    ResponderEliminar
  4. Estas pequenas trasnformações são tão perfeitas que até parace por magia :) Estão lindos os vossos bebés!!!
    Vai com calma e aproveita a paz e o sossego do aconchego do sofá e da caminha nestes dias chuvosos :D
    Aproveita que daqui a uns meses precisarás de tanta energia quanto possível para cuidar de 2 bebés chorões e esfomeados. LOLLLLLL :)

    ResponderEliminar