segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Contar ou não contar, eis a questão. . .

Ultimamente tenho sido constantemente bombardeada com aquela célebre questão "então e tu quando é que decides ter um filho"?? e confesso que a criatividade já me começa a faltar para as desculpas que tenho dado!!

De facto as pessoas não têm qualquer intenção de me magoar porque desconhecem o que estamos a viver. Estamos casados há 4 anos, temos uma vida dentro do possível estável, somos um casal feliz e acima de tudo somos um casal que adoramos crianças. Por isso, é perfeitamente aceitável que nos perguntem para quando um bebé!!

Se até aqui tinha sido muito fácil de gerir estas questões, porque estávamos a estudar ou porque viajávamos bastante, desde o inicio do deste ano, quando tivemos conhecimento de que para sermos pais teríamos que recorrer a técnicas de PMA, que parece que já não temos escapatória e que só falta mesmo ter que lhes responder que estamos com dificuldades.

Quando tivemos o resultado dos exames médicos conversamos com os nossos familiares mais próximos porque precisávamos de um apoio da parte deles para dar o 1º passo nesta luta. Porém, há um dia em que um casal amigo partilha connosco aquela noticia, que nós também tanto desejávamos, que iam ser pais e acabaram por nos perguntar quando é que decidíamos também ter um bebé ter porque era giro que os nossos filhos tivessem a mesma idade. Foi aí que não aguentei e as lágrimas começaram a cair sem ter qualquer controlo.

Perante esta situação, que me arrependo, tivemos que "abrir o jogo" e partilhar o que nos esperava. Inicialmente pareceram ficar preocupados, no entanto com o tempo fui percebendo que afinal estava enganada em relação ao apoio que eventualmente viria a ter da parte deles. Simplesmente limitaram-se a ouvir naquele dia a nossa história e até hoje nunca nos perguntaram se precisávamos de desabafar ou em que fase nos encontramos. Até hoje, nunca souberam dos exames a que já nos submetemos, bem como do negativo que tivemos recentemente.

Compreendo perfeitamente que há pessoas que não sabem lidar com estas questões da infertilidade, de facto para quem está de fora não compreende mesmo nada. Mas sendo um casal que tínhamos com elevada estima, em que não nunca existiu qualquer problema em abordar o que quer que seja, não percebemos o seu afastamento quando por uma ou duas vezes tentámos falar com eles sobre os nossos medos.

Perante, esta situação, que nos magoou muito, decidimos não partilhar com mais ninguém o nosso problema! Não somos nenhuns coitadinhos nem queremos que nos estejam constantemente a falar do assunto ou a telefonar para saber como estamos. Gostávamos apenas de ter, quando fosse preciso, alguém que simplesmente se limitasse a ouvir o que nos vai na alma.

Cheguei à conclusão que estamos por nossa conta, que este é verdadeiramente um problema para viver e resolver a 2 e por isso mesmo acho que não devo partilhar com mais ninguém!! As pessoas são demasiado egoístas e só vivem para si mesmo!

Alguns médicos recomendam que o casal partilhe a verdade com aquelas pessoas que perguntam constantemente porque assim evita-se a gestão destas questões. Por um lado compreendo e até penso que ajudaria em alguns casos, mas por outro lado as pessoas têm personalidades diferentes e por isso mesmo era bem provável que nas minhas costas fizesses comentários desagradavéis do genero, como já ouvi em relação a outros casais, "deixaram passar tanto tempo para ter filhos que agora querem e não conseguem".

Acho que vou continuar no meu silêncio e tentar aprender a lidar melhor com estas questões...

10 comentários:

  1. Mais uma vez, para não variar, a minha opinião é igual à tua.
    Li algures que as pessoas sabem perguntar para quando um filho mas quando lhes dizes que estás grávida, que passaste por isto e por aquilo, não dão valor nenhum. E, de facto, apesar de a minha gravidez não ter ainda chegado, acho cada vez mais isso.
    É muito fácil cuscuvilhar mas ninguém dá valor ao teu sofrimento. Por isso, eu e o meu esposo já decidimos há muito: se um dia tivermos a felicidade de engravidar iremos "esconder" a gravidez o máximo que pudermos. Queremos que seja um momento só nosso, o mais que conseguirmos.
    Bjo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ladybg é isso mm!! infelizmente as pessoas são muito cuscuvilheiras mas qd partilhas um problema com elas são as primeiras e afastar-se pq não estão para ouvir aquilo que para elas não passam de lamechices...Nós tb já decidimos que qd engravidar que não vamos contar a ninguém por uns tempos pq é um momento para se viver a 2 tal como o obstáculo que temos até acontecer a gravidez...

      beijocas

      Eliminar
  2. Compreendo tão bem o que te está a acontecer!
    Por vezes ficamos magoados com as atitudes dos amigos, mas só reagem assim porque não sabem nada de nada! Mesmo!!!!
    Tenta não levar a mal (sei que não é fácil!), mas por vezes não é por mal que reagem assim... simplesmente não conseguem colocar-se no nosso lugar :(
    Ainda hoje recordo com algum rancor a reação de alguns amigos ao nosso problema e ainda mais a reação quando souberam que estavamos grávidos... Enfim, não vale a pena remoer nisso.
    Façam o que o vosso coração mandar e contem a quem realmente gostam e sabem que nos apoiarão incondicionalmente. Infelizmente concordo que nem todos estarão preparados para nos ajudar quando por vezes precisamos tanto de desabafar com alguém além dos nossos maridos :((((
    Mas também te posso dizer que tivemos experiências maravilhosas com outras pessoas a quem resolvemos contar :D
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara confesso que fiquei muito magoada sim pq não esperava determinadas atitudes. Compreendo que muitas vezes as pessoas não sabem lidar com as questões da infertilidade, até nós temos essa dificuldade, mas foram algumas vezes em que eu referia que estava em baixo e cruzamo-nos no hospital ela para as consultas de grávida e eu de infertilidade e nunca perguntaram pelo menos como correu! Não espero isto de uns amigos q passavam todo o tempo na nossa casa...É como dizes não vale a pena remoer e um dia isto vai passar e esquecerei o assunto mas agora estou muito sensível...Nós vamos preferir, por enquanto, guardar para nós e familia mais próxima!! Penso que provavelmente se contasse a muita gente até era capaz de me surpreender pela positiva, tal como tu, mas não quero arriscar ;)

      beijocas

      Eliminar
    2. Sim, por vezes as maiores desilusões vêm mesmo de quem menos estamos à espera! Infelizmente "provei" do mesmo desgosto que o teu... Enfim, quem perdem são eles ;)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
    3. Nem mais Sara! Tb costumo dizer isso :-))

      Eliminar
  3. Como sabes, concordo plenamente com tudo o que escreveste.
    Nós também tivemos uma má experiência, após a qual optámos por guardar este percurso para nós.
    Por vezes sinto a necessidade de desabafar com alguém que me compreenda e por isso iniciei o blog. Pelo menos sei que vocês me compreendem como ninguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida, este espaço tb foi criado para poder abrir o meu coração à vontade! Sei tb que aqui posso encontrar pessoas que estão a passar ou já passaram por isto e que me compreendem.

      Beijocas

      Eliminar
  4. É um assunto que na minha cabeça não consigo resolver! Por um lado quero contar a toda a gente o que estamos a passar, faz-me bem desabafar e ouvir opiniões e conselhos, por outro, na grande maioria dos casos as pessoas não respondem bem a este tipo de problemas. Talvez por ter uma carga psicológica tão grande, só quem passa por eles sabe o que é. Já me aconteceu de tudo, desde contar e nunca mais me perguntarem nada a tratarem de forma leviana, como se por ser uma questão de tempo eu devia era acalmar-me e esperar sem stresses. Há casos que me magoam ainda, por serem pessoas tão próximas, esperava mas apoio, mas enfim, tento relevar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cris, é isso mm! Porque houve pessoas que me magoaram tanto e que eu não estava nada à espera que prefiro guardar para mim, desabafar aqui, unir-me ao marido e à familia mais próxima (pais e sogros).
      Só quem vive o problema da infertilidade é que sabe bem o que sofremos...mais ninguém compreende!!

      beijinhos

      Eliminar